fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico aprovou redução na vazão das hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, no Rio Paraná, em razão da diminuição das chuvas esperadas para o mês de março, na reta final do período úmido. A defluência mínima de Jupiá será de 3.300 metros cúbicos por segundo, e a de Porto Primavera de 3.900 m³/s.
A decisão já tinha anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante entrevista em São Paulo, e foi aprovada na reunião mensal desta quarta-feira, 6 de março. A medida, segundo nota do CMSE, deve preservar cerca de 11% de armazenamento na bacia do Paraná até agosto e cerca de 7% no Sudeste/Centro-Oeste.
Ontem, o ministro reforçou que o MME vai tomar as medidas necessárias para garantir o suprimento de energia e manter o nível dos reservatórios. A expectativa é de aumento da geração termelétrica durante o período seco, o que pode alterar a sinalização o mecanismo das bandeiras tarifárias, indicando um possível custo adicional para o consumidor. Há quase dois anos consecutivos, a Agência Nacional de Energia Elétrica vem anunciando mensalmente a bandeira verde, que sinaliza para uma situação confortável em termos de geração de energia.
O mês de fevereiro fechou com armazenamento em torno de 66% no Sistema Interligado Nacional, valor 14,1 % menor que o do mesmo período de 2023. O nível dos reservatórios no SIN deve chegar ao fim de março com um resultado entre 65,5% da Energia Armazenada Máxima, no pior cenário, e 69,4% para o cenário superior.